quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Tendência de confirmação: ela pode prejudicar a inovação


Os psicólogos chamam de “tendência de confirmação” o fato de procurarmos e ouvirmos apenas as evidências que apoiam as nossas crenças. Ou seja, não importa o quanto recebamos evidências contrárias ao que acreditamos sobre nós mesmos, daremos um jeito de refutá-las e de seguir acreditando na ideia que formulamos.

O mesmo vale para a inovação. Diante de uma ideia, teremos a tendência de enxergar apenas evidências que a apoiem, ignorando de maneira inconsciente todos os pontos contrários, o que pode te levar a investir em inovações não tão boas, viciadas com sua opinião.

A tendência de confirmação é uma das razões pelas quais indivíduos representam lados diferentes de um argumento sentem que tem argumentos melhores. É natural que nos concentremos nas qualidades do nosso lado e na fraqueza do outro.

Sempre que uma ideia surge, naturalmente temos a tendência a procurar tudo que possa apoiá-la para provar que um conceito está certo. O problema é que com isso podemos estar ignorando sinais que indicam que a teoria está errada.

A maioria de nossos fracassos tiveram em seu início muitas evidências que mostravam que eram ideias ótimas. Porém, também existiam evidências que mostravam o contrário. Considerá-las é muito importante para eliminar a tendência de confirmação.

Faz parte de nossa natureza acreditar no que queremos acreditar. E se temos uma ideia, certamente concentraremos tudo o que pudermos para provar que estamos certos.

Se você quer realmente inovar, permita-se também ver o outro lado da moeda. Procure por evidências negativas e compare suas inovações com as alternativas.

Esse processo certamente o ajudará a tomar melhores decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário