Os psicólogos chamam de “tendência de confirmação” o fato de
procurarmos e ouvirmos apenas as evidências que apoiam as nossas crenças. Ou
seja, não importa o quanto recebamos evidências contrárias ao que acreditamos
sobre nós mesmos, daremos um jeito de refutá-las e de seguir acreditando na
ideia que formulamos.
O mesmo vale para a inovação. Diante de uma ideia, teremos a tendência de enxergar apenas evidências que a apoiem, ignorando de maneira inconsciente todos os pontos contrários, o que pode te levar a investir em inovações não tão boas, viciadas com sua opinião.
A tendência de confirmação é uma das razões pelas quais indivíduos representam lados diferentes de um argumento sentem que tem argumentos melhores. É natural que nos concentremos nas qualidades do nosso lado e na fraqueza do outro.
Sempre que uma ideia surge, naturalmente temos a tendência a procurar tudo que possa apoiá-la para provar que um conceito está certo. O problema é que com isso podemos estar ignorando sinais que indicam que a teoria está errada.
A maioria de nossos fracassos tiveram em seu início muitas evidências que mostravam que eram ideias ótimas. Porém, também existiam evidências que mostravam o contrário. Considerá-las é muito importante para eliminar a tendência de confirmação.
Faz parte de nossa natureza acreditar no que queremos acreditar. E se temos uma ideia, certamente concentraremos tudo o que pudermos para provar que estamos certos.
Se você quer realmente inovar, permita-se também ver o outro lado da moeda. Procure por evidências negativas e compare suas inovações com as alternativas.
Esse processo certamente o ajudará a tomar melhores decisões.
O mesmo vale para a inovação. Diante de uma ideia, teremos a tendência de enxergar apenas evidências que a apoiem, ignorando de maneira inconsciente todos os pontos contrários, o que pode te levar a investir em inovações não tão boas, viciadas com sua opinião.
A tendência de confirmação é uma das razões pelas quais indivíduos representam lados diferentes de um argumento sentem que tem argumentos melhores. É natural que nos concentremos nas qualidades do nosso lado e na fraqueza do outro.
Sempre que uma ideia surge, naturalmente temos a tendência a procurar tudo que possa apoiá-la para provar que um conceito está certo. O problema é que com isso podemos estar ignorando sinais que indicam que a teoria está errada.
A maioria de nossos fracassos tiveram em seu início muitas evidências que mostravam que eram ideias ótimas. Porém, também existiam evidências que mostravam o contrário. Considerá-las é muito importante para eliminar a tendência de confirmação.
Faz parte de nossa natureza acreditar no que queremos acreditar. E se temos uma ideia, certamente concentraremos tudo o que pudermos para provar que estamos certos.
Se você quer realmente inovar, permita-se também ver o outro lado da moeda. Procure por evidências negativas e compare suas inovações com as alternativas.
Esse processo certamente o ajudará a tomar melhores decisões.
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