segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Lidando com o "trunca tudo"

Ok, este é um blog sobre inovação. Mas é impossível falarmos apenas sobre isso e deixar de lado situações corriqueiras como a que vou falar hoje. Ainda mais que estamos falando de perfis que podem prejudicar o andamento de inovações.

Vamos lá, talvez você reconheça este perfil.
O "trunca tudo" é aquela pessoa que consegue encontrar pelo em ovo. É contra tudo o que você disser ou apresentar, mesmo que sua ideia seja ótima.

Essa pessoa sempre tem algo a dizer e sua visão é sempre a melhor. Frequentemente corta as pessoas enquanto elas falam, pois supõe que o que tem a dizer é mais útil ou mais sábio. Aliás, normalmente essa pessoa não ouve realmente o que você está dizendo.

É comum encontrar o "trunca tudo" sempre muito ocupado ou inacessível. Isso só não acontecerá se ele souber que pode se intrometer em algo que você está fazendo. Aí sim ele terá tempo.

Também é de seu feitio se apoderar das ideias de outras pessoas e fazer questão de levar o crédito por elas. É um perfil que pode, inclusive, colocar seu próprio nome em um documento feito por outra pessoa.

Nada com ele é fácil, tudo é sempre muito complicado. Ele nunca tem agenda. Demora para responder emails. Parece que faz questão de aparentar ser inacessível.

Se você precisa incluir um tipo destes em um assunto que envolva inovação, esteja preparado. Você provavelmente estará diante de um pessimista.
Não que sua ideia não seja boa. Ela é. Mas o "trunca tudo" é incapaz de assumir isso e dará um jeito de remexer sua ideia de tal forma que, no final, continuará sendo sua ideia, mas agora com uma roupagem com a cara dele.

Não há muito o que fazer, mas é importante ter postura. Procure envolvê-lo apenas quando não houver jeito. Fazer sua ideia ganhar força antes de chegar até ele é fundamental.
Outra dica é ter a certeza de que você planejou e idealizou com todo o cuidado a ideia que pretende apresentar.

Analise todos os cenários, pesquise por potenciais concorrentes, nem que seja em um produto não tão parecido com o seu. Procure pelas lacunas do mercado e tente descobrir como o usuário deste novo produto, que ainda é apenas uma ideia, poderá realmente usá-lo.

Se você quiser realmente introduzir a inovação na empresa em que trabalha, é importante ficar de olho no "trunca tudo". Eles existem e estão à solta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário