Inovação

A inovação é necessária ao cenário desafiador que vivemos atualmente, em uma época repleta de mudanças e competitividade em todos os nichos de mercado.
O vice-presidente de varejo da Apple define inovação como “É a fantástica intersecção entre a imaginação de alguém e a realidade”.
Porém, para que a inovação seja completa, deve gerar valor, que pode ocorrer por meio da introdução de um novo produto ou provocar uma mudança qualitativa em algo que já exista. Também pode se dar com o desenvolvimento de um novo processo, não necessariamente envolvendo um conhecimento inédito. A inovação pode ainda trazer novas formas de ser fazer coisas internamente, abrir novos nichos de mercado no qual uma área ainda não tenha penetrado ou criar novas fontes de provisão de matérias-primas, por exemplo.

Há formas variadas de se fazer inovação. Ela pode acontecer em produtos, serviços, processos internos ou externos.

A inovação aberta refere-se àquelas desenvolvidas por meio de parcerias, compras ou licenciamento de processos, como patentes entre diferentes organizações.
A inovação fechada é um processo desenvolvido dentro da organização, mas sem nenhum apoio externo.
A inovação disruptiva é impactante e, por isso, pode mudar a trajetória de um mercado no qual está inserida.
A inovação incremental gera avanços em produtos, processos ou serviços já conhecidos.
A inovação radical demanda novas maneiras de compreensão de um produto, serviço, processo ou modelo de negócio.

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