quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Inovando na maneira de fazer apresentações - Storytelling

Você ainda cria apresentações no PowerPoint, repletas de textos e marcadores? Segue exatamente o que está escrito no slide para apresentar? Será que você não se tornou um mero “leitor de slides”?
Esse modo antigo de fazer apresentações está cada vez mais desaparecendo e dando lugar ao “Storytelling”, ou seja, a arte de contar histórias aplicada à apresentação ou venda de produtos, serviços e ideias, aproximando as pessoas da sua empresa e fazendo-as sentirem-se parte e compreender o contexto do seu produto.
Uma frase que pode resumir é o velho conceito do marketing “venda o cheiro e não o bife”, quer dizer, não tente vender ou convencer apresentando apenas funcionalidades ou sendo técnico demais. Listas são chatas e ninguém se lembra delas. Mas de histórias as pessoas se lembram.
O Storytelling é uma ferramenta poderosa para compartilhar conhecimento, utilizada pelo homem muito antes da invenção de qualquer mídia social. Nossos ancestrais se sentavam em torno de fogueiras para contar suas façanhas e caçadas, como forma de entreter a tribo, viralizar e eternizar suas ações, muitas vezes carregadas de conhecimentos úteis para a sobrevivência da espécie.
 
 

Para entender essa ferramenta é bom entender que “story” é diferente de “history”, já que a segunda está relacionada a fatos reais. “Story” é uma estrutura narrativa normalmente ligada à ficção. Contar uma história é organizar eventos de uma maneira lógica, dentro de uma certa estrutura.
Convém inserir personagens, idealizar um começo, meio e fim, existir conflito (tensão entre os elementos opostos) e um clímax, para que a história faça sentido para quem te ouve.
Quando atribuímos significados emocionais à elementos técnicos por meio de um contexto, somos capazes de guardar mais facilmente uma informação.
Se quiser se aventurar, comece pegando a história real de sua marca e organize os fatos de forma que apareçam em uma estrutura de história.
Afinal, se você quer trabalhar com inovação e realmente inovar, precisa começar a fazê-lo em suas próprias apresentações!
Para saber mais sobre Storytelling, acesse:
E não deixe de assistir o “O menino que só tinha uma chance”, criado pela maravilhosa agência SOAP, mestre em apresentações utilizando storytelling.
 
Aliás, 08/11/12 acontece o curso “Story Business Edition”, promovido pela SOAP em parceria como Robert Mckee, que ensinou os princípios dos bons roteiros de filmes para a indústria cinematográfica. Saiba mais em: http://www.soap.com.br/story-business-edition/
(Eu estarei lá!)
 
 

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