Como analista de produtos preciso estar por dentro de quem são nossos concorrentes e o que eles tem a mais ou a menos que nós. Para isso, periodicamente uma análise é feita e refeita e em cima dela tomamos algumas decisões que influenciam no ciclo de vida do produto, muitas vezes ampliando-o ou nos fazendo refletir e agir para que esse prolongamento possa realmente acontecer.
Porém, analisar o que já existe não basta. É preciso tentar prever os próximos passos de sua concorrência, afinal, se outra empresa lançar uma inovação de ruptura, pode colocar seu negócio todo por água abaixo de uma hora para outra.
Em uma época em que as mudanças acontecem tão rápido, promover brainstorming para obter ideias e colocar em prática as mais promissoras é um bom caminho para estar sempre à frente.
Aliás, você já fez um brainstorming alguma vez? Sabe o que significa?
Pois saiba que trata-se de uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
A técnica propõe que as pessoas se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões.
Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming.
Se você quiser tentar o brainstorming para discutir com sua equipe quais podem ser os próximos passos da concorrência, veja uma sugestão de roteiro que pode ajudá-lo a criar suas próprias perguntas, voltadas para o segmento em que atua:
- No que somos realmente bons? Qual é o nosso diferencial?
- De que temos medo que nosso concorrente faça?
- Quem ainda não é nosso concorrente agora, mas que pode vir a sê-lo?
- O que deveria ser feito para que as pessoas se tornassem clientes de nosso produto ou serviço?
- Quais produtos ou serviços estão surgindo e que poderiam tornar nosso negócio irrelevante?
Anote tudo o que for discutido. Algo que pareça não tão útil agora, pode ser depois.
Após misturar a técnica do brainstorming com planejamento baseado no cenário, você conseguirá ir ao encontro de soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário